Acessibilidade / Reportar erro

Microbiota anaeróbia e facultativa da conjuntiva normal de recém-nascidos

Anaerobic and facultative microbial flora of newborns normal conjunctiva

RESUMO

Para o estudo da microbiota anaeróbia e facultativa da conjuntiva normal de recém-nascidos no período neonatal, 193 amostras da secreção do fundo de saco conjuntival foram obtidas.

Durante o período neonatal os recém-nascidos foram divididos em três grupos: I - recém-nascidos imediatamente após o parto; II - do nascimento até 15 dias de vida; III - recém-nascidos entre 15 e 28 dias de vida.

Cento e sessenta e sete amostras apresentaram crescimento bacteriano positivo, sendo isolados 183 microrganismo num total de 12 espécies bacterianas. Entre as bactérias facultativas, Staphylococcus aureus foi o microrganismo isolado mais freqüente e entre os anaeróbios Bacteroides sp.

Em todos os grupos, Staphylococcus aureus foi o microrganismo mais freqüente. Bactérias anaeróbias obrigatórias foram isoladas em maior freqüência no terceiro grupo. Foi demonstrado maior número de culturas positivas e isolamento de S. aureus em recém-nascidos de parto normal e com ruptura das membranas.

O presente estudo demonstra a existência de uma flora conjuntival normal e facultativa durante o período neonatal, revelando que a colonização começa imediatamente após o nascimento e o número de culturas positivas está relacionado com o tempo de exposição individual.

Palavras-chave:
Staphylococcus aureus na conjuntiva; cultura da conjuntiva; conjuntiva de recém-nascidos; flora anaeróbia; flora facultativa; microbiota anaeróbia e facultativa

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br