SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue1Eyedrops' size in BrazilThe association of mydriatics and cycloplegics: the effect on intraocular pressure on patients with primary open angle glaucoma. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749On-line version ISSN 1678-2925

Abstract

COSTA, Vital Paulino; GANDHAM, Sai; SMITH, Maura  and  SPAETH, George L.. O efeito da iridectomia periférica em pacientes com glaucoma pigmentar. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 1994, vol.57, n.1, pp.36-41. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.5935/0004-2749.19940073.

Os autores analisaram o efeito da iridectomia periférica em olhos com glaucoma pigmentar. Realizaram-se dois estudos com este objetivo: o primeiro, retrospectivo, comparava olhos de pacientes com glaucoma pigmentar bilateral que haviam sido submetidos à iridectomia periférica em apenas um dos olhos. O segundo, prospectivo e randomizado, comparava olhos submetidos ou não à iridectomia periférica. O estudo retrospectivo mostrou que os olhos submetidos à iridectomia apresentaram uma mudança significativa da configuração da íris periférica, além de redução da pigmentação da malha trabecular e do fuso de Krukenberg. O estudo prospectivo demonstrou um estreitamento do ângulo dos olhos submetidos à iridectomia, o que foi constatado através de uso de instrumento de análise computadorizada do segmento anterior. Demonstramos pela primeira vez que a iridectomia periférica em pacientes com glaucoma pigmentar pode promover uma alteração da configuração angular e pode reduzir a dispersão pigmentar. Um maior período de seguimento será necessário para avaliar os efeitos sobre a pressão intra-ocular e a progressão do dano glaucomatoso ao nervo óptico.

Keywords : Iridectomia; glaucoma pigmentar; dispersão pigmentar; configuração angular; transiluminação iriana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )