SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue2Ocular side effects of systemic administration of corticosteroids in renal transplant recipientsEvaluation of ocular motility of cataract patients operated under retrobuklbar anesthesia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749On-line version ISSN 1678-2925

Abstract

VACCARO, Fábio; FREDA, Roberto; MARCON, Ítalo Mundialino  and  SEMINOTTI, Norberto. Efeitos oculares associados ao padrão de uso e à dose de clorpromazina. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 1994, vol.57, n.2, pp.107-113. ISSN 1678-2925.  http://dx.doi.org/10.5935/0004-2749.19940058.

Os autores avaliam a influência da dose da clorpromazina no desenvolvimento de alterações oculares características em 38 pacientes psiquiátricos internados no Hospital Psiquiátrico São Pedro (Porto Alegre, RS) em uso crônico desta droga.

Vinte e dois pacientes (58%) apresentaram efeitos oculares adversos, manifestados por opacificação bilateral do cristalino e, em casos severos, opacificação concomitante do endotélio corneano. Os pacientes foram classificados em graus crescentes de 0 a IV, de acordo com as alterações cristalineanas. O grau zero representou ausência de alterações e o grau IV pigmentação bilateral acentuada da cápsula anterior do cristalino em forma de estrela. A freqüência das alterações é analisada em relação faixa etária, padrão de uso e doses utilizadas.

Os autores sugerem a possibilidade de uma suscetibilidade maior em indivíduos idosos, e concluem ser a dose total de clorpromazina o fator mais importante na gênese das alterações oculares.

Keywords : Clorpromazina; Opacidade lenticular; Catarata estelar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )