Acessibilidade / Reportar erro

Estudo experimental da eficácia da sulfadiazina de prata a 1% no tratamento da ceratite por Fusarium Solani+ + Trabalho em parte financiado pelo CNPq.

Experimental study of silver sulphadiazine 1% in the treatment of Fusarium Solani keratitis

RESUMO

Foi realizado estudo experimental com 21 coelhos para avaliar a eficácia da sulfadiazina de prata a 1 % no tratamento da ceratite por Fusarium solani. Os animais foram divididos em três grupos tratados com sulfadiazina de prata a 1 % (grupo S); com veículo (grupo V) e sem tratamento (grupo C). Todos os animais apresentaram cura clínica, com tempo médio igual à 17 dias no grupo C; 17 dias no grupo V e 20 dias no grupo S. A secreção ocular esteve presente por um período médio de 8 dias no grupo C; 7 dias no grupo V e 5 dias no grupo S. A conjuntivite esteve presente em todos os animais desaparecendo em 13 dias no grupo C; 14 no "V"e 12 no "S".

Observou-se melhora da doença epitelial em 5 dias, 4 e 3 dias, respectivamente, nos grupos C, V e S. A formação de abscesso ocorreu em todos os animais, tendo desaparecido mais precocemente no grupo S. A vascularização corneana foi maior nos animais tratados com sulfadiazina de prata. Não houve diferença estatisticamente significante entre os achados. O estudo histopatológico mostrou processo inflamatório crônico, vascularização e fibrose localizada. Conclui-se que a sulfadiazina de prata a 1 %, usada topicamente mostrou-se ineficaz no tratamento das ceratites por F. solani em coelhos.

Palavras-chave:
Ceratite; Sulfadiazina de prata; Fungo

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br