Acessibilidade / Reportar erro

Descolamento exsudativo da retina sem sinais de retinopatia hipertensiva severa na toxemia da gestação+ + Trabalho realizado no serviço de oftalmologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Exudative retinal detachment without hipertensive retinopathyin toxemia of the pregnancy

RESUMO

A toxemia caracteriza-se por hipertensão durante o período gestacional associada à proteinúria e edema. A hipertensão arterial sistêmica pode ser crônica ou pode se iniciar durante a gestação, geralmente no terceiro trimestre.

São relatados, neste estudo, 7 casos de descolamento exsudativo de retina em pré-eclampsia severa, sendo 1 dos casos associado à hemorragia subretiniana. Todos evoluíram para melhora do descolamento após o parto e controle da hipertensão arterial sistêmica.

Todas as pacientes tiveram acuidade visual de 20/25 ou melhor em ambos os olhos, bem como ausência de alterações do campo visual após 3 meses de seguimento.

O estudo angiográfico demonstrou anormalidade da vascularização coroidéa sem sinais de comprometimento severo da vascularização retiniana, sugerindo o envolvimento da coriocapilar na fisiopatogenia do descolamento exsudativo da retina.

Palavras-chave:
Toxemia gravídica; Descolamento exsudativo de retina; Coroidopatia

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br