Acessibilidade / Reportar erro

Estudo comparativo da sensibilidade córneo-conjuntival em hansenianos e indivíduos sadios utilizando monofilamentos de Semmes-Weinstein

Corneal and conjunctival sensitivity in Hansen's disease using Semmes-Weinstein monofilaments

RESUMO

Foi estudada a sensibilidade corneana e conjuntival de 224 olhos de hansenianos de colônia e 116 olhos de indivíduos sadios utilizando monofilamentos de Semmes-Weinstein. Não houve diferença, estatisticamente signifícativa, da sensibilidade entre os quadrantes da córnea como também não houve diferença entre os quadrantes da conjuntiva, nos dois grupos.

A sensibilidade da conjuntiva foi significantemente menor do que a da córnea em ambos os grupos. Verificou-se uma diminuição da sensibilidade significantemente maior nos portadores de Hansen em relação ao grupo controle.

São necessários estudos adicionais para se comprovar a eficácia do teste de sensibilidade utilizando o estesiômetro de S-W em Oftalmologia.

Palavras-chave:
Sensibilidade corneana; Sensibilidade conjuntival; Hansenianos; Estesiômetro; Monofilamentos de Semmes-Weinstein

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br