Acessibilidade / Reportar erro

Alterações biométricas induzidas por lentes intra-oculares de câmara anterior para o tratamento da alta miopia em olhos fácicos

Biometric changes induced by phakic myopic anterior chamber intraocular lenses

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo é avaliar a influenciado implantede uma LIO com suporte no ângulo da câmara anterior em olhos fácicos alto míopes, na estimativa do seu comprimento axial pela biometria ultrasônica.

Material e Métodos:

Foi realizado a medida do comprimento axial de 20 olhosalto míopes submetidos à implante de LIO miópica de Baikoff. As medidas foram realizadas no pré-operatório como MODO fácico e no pós-operatório com os MODOS fácico e pseudofácico.

Resultados:

Utilizando-se o mesmo MODO (fácico), o implante da LIO levou à superestimação do comprimento axial médio de 30,55 mm para 30,70 mm (p < 0,025), no entanto não houve diferença estatística entre as medidas pré-operatórias e aquelas realizadas no MODO pseudo-fácico (p=0,143,bicaudal). Utilizando-se o delta percentual para avaliar o quanto a medida do comprimento axial no pós-operatório é diferente do pré-operatório, nota-se que as medidas no MODO fácico são em média 0,46% maiores e no MODO pseudo-fácico 0,52% menores. O imptante da LIO não influenciou a variabilidade normal do exame.

Conclusão:

Enquanto não for determinada uma velocidade do som específica para olhos fácicos submetidos ao implante de LIO miópica de câmara anterior, deve ser utilizada a medida do comprimento axial realizada pelo MODO pseudofácico para o cálculo mais aproximado do poder dióptrico da LIO a ser implantada em uma eventual cirurgia de catarata.

Palavras-chaves:
Biometria ultra-sônica; Alta miopia; Lentes intra-oculares

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br