Acessibilidade / Reportar erro

Fuchs superficial marginal keratitis

Ceratite marginal superficial de Fuchs

RESUMO

O objetivo desta publicação é ressaltar a existência desta doença rara, que pode levar à perfuração ocular, e fazer revisão bibliográfica sobre a mesma.

Foi estudado um caso de ceratite marginal de Fuchs, uma doença incomum, de etiologia desconhecida, geralmente bilateral, qae acomete adultos jovens e pessoas de meia idade. O seu curso é lento e crônico, marcado por ataques recorrentes de dor ocular e hiperemia conjuntival, com infiltrado corneano marginal que circunda a córnea periférica. Após a remissão do processo há o aparecimento de uma área afinada, ligeiramente opacificada, vascularizada superficialmente e com extensos pseudo-pterígios. A acuidade visual geralmente não é muito afetada, pois a parte central da córnea é poupada.

As várias causas de ceratite marginal incluem: degeneração marginal de Terrien, úlcera de Mooren, infecção, hipersensibilidade a produtos bacterianos, tracoma e doenças sistêmicas. Todas foram afastadas clínica e/ou laboratorialmente.

Palavras-chave:
Córnea; Ceratite

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br