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Medida da acuidade visual em um shopping center metropolitano

Visual acuity measurement in a metropolitan shopping mall population

Objetivo: Determinar a prevalência de baixa acuidade visual (AV) em uma amostra populacional, com um padrão socioeconômico diferenciado. Métodos: Realizou-se estudo de prevalência, sendo verificada a AV de 213 voluntários examinados em um posto no interior de um shopping center em Porto Alegre, por meio do aparelho Ortho-Rater, da Bausch & Lomb. Foi medida a AV para longe em todos os indivíduos e naqueles com 40 anos ou mais, a AV para perto, ambos sem e com correção. Determinou-se como baixa AV, aquela inferior a 10 (equivalente a 20/20 na Tabela de Snellen). Resultados: A idade variou de 6 a 75 anos, com uma média ± desvio-padrão de 27,8 ± 15,16 anos, pertencendo a maioria dos examinados à faixa entre 10 e 40 anos. Encontrou-se uma prevalência de 38,7% (IC 95%: 32,1-45,7) de baixa AV para longe nos dois olhos. 24,9% (IC 95%: 19,2-31,3) apresentavam déficit visual binocular e não faziam uso de correção. Para perto, observou-se que 70,8% (IC 95%: 55,9-83) dos indivíduos testados apresentaram déficit visual binocular sem correção e 41,7% (IC 95%: 27,6-56,8) apresentaram baixa AV independente do uso de correção. Conclusão: Este estudo demonstrou que existe considerável parcela da população com déficit visual, necessitando de avaliação e manejo adequados. Conclui-se que programas de medida da AV e orientação sobre saúde ocular são importantes em qualquer ambiente e atingindo diferentes classes socioeconômicas.

Acuidade visual; Triagem populacional; Promoção da saúde


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