SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue4Complications of lens displacement into the vitreous cavityAssessment and management of low vision students attended in a room with resources for visual deficiency author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

SILBER, Paulo Caldas; SOUZA, Luciene Barbosa de  and  TONGU, Maira Tiyomi Sacata. Perfil epidemiológico do trauma ocular penetrante antes e após o novo código de trânsito. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2002, vol.65, n.4, pp. 441-444. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492002000400009.

Objetivo: Comparar o perfil epidemiológico dos pacientes com trauma ocular penetrante (TOP) antes e após a regulamentação do novo código de trânsito. Métodos: Estudo retrospectivo de 253 pacientes com TOP examinados na Seção de Trauma Ocular (UNIFESP) de janeiro de 1997 a abril de 1999. Os pacientes foram divididos em dois grupos: Grupo I, pacientes com trauma ocular antes da implantação do novo código; Grupo II, história de trauma após sua implantação. Os pacientes foram avaliados em relação a diferentes aspectos do trauma e exame oftalmológico. Resultados: Os achados epidemiológicos em relação à idade, sexo e raça foram similares em ambos os grupos. No grupo I, os pacientes entre 21 e 50 anos apresentaram distribuição similar quanto à etiologia do trauma, ao passo que no grupo II, no mesmo intervalo de idade, predominaram os acidentes automobilísticos. Em relação ao uso do cinto de segurança, 60% e 92% dos pacientes não estavam usando o cinto, nos grupos I e II, respectivamente. 60% dos pacientes no grupo II mencionaram consumo de álcool, contra 40%, no grupo I. Conclusão: Apesar das medidas de impacto tomadas pelo governo para controlar os acidentes, os danos do trauma ocular continuam relacionados a fatores passíveis de prevenção, como o uso do cinto de segurança e consumo de álcool.

Keywords : Traumatismos oculares [epidemiologia]; Acidentes de trânsito [prevenção & controle]; Cintos de segurança; Estudos retrospectivos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese