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Perfil socioeconômico e satisfação dos pacientes atendidos no mutirão de catarata do Instituto da Visão - UNIFESP

Socioeconomic profile and satisfaction of individuals attended during the cataract project of the Vision Institute - Ophthalmology department - UNIFESP

OBJETIVO: Identificar as características socioeconômicas, dados epidemiológicos e demográficos, bem como avaliar a satisfação dos pacientes com relação ao atendimento recebido durante o Mutirão de Catarata, do Ins-tituto da Visão/Departamento de Oftalmologia - UNIFESP. MÉTODO: Durante o Mutirão de Catarata realizado em 05/10/02, pelo Instituto da Visão - UNIFESP, foram selecionados, na fila de espera, alternadamente e aleatoriamente, 133 pacientes, que foram entrevistados e responderam a perguntas de questionários desenvolvidos para identificar o perfil socioeconômico e avaliar a satisfação destes pacientes. RESULTADOS: A amostra, formada por 133 sujeitos, representou 50% do atendimento e revelou as seguintes características socioeconômicas: 61 (46%) eram do sexo masculino e 72 (54%), do sexo feminino; 117 (87%) tinham mais de 50 anos de idade; 111 (84%) pacientes possuíam nível de instrução apenas até o primeiro grau; 74 (55%) eram aposentados ou pensionistas; 99 (74%) usufruíam renda familiar de até R$ 500,00; 91 (68%) tiveram necessidade de vir com acompanhante; 95 (71%) dos pacientes apresentavam catarata com indicação cirúrgica. Com relação à satisfação quanto ao atendimento, 122 (91%) dos entrevistados, classificaram como boa a qualidade geral do atendimento; 10 (8%), regular e 1(1%), ruim. CONCLUSÃO: A maioria da população atendida no Mutirão de Catarata do Instituto da Visão - Departamento de Oftalmologia - UNIFESP ficou satisfeita com os serviços prestados, porém alguns aspectos podem ser ainda aprimorados para atender melhor às expectativas dos pacientes. Trata-se de população economicamente carente, com baixa acuidade visual, dependente do serviço público de saúde e apresentando baixo nível de instrução; além disso, a maioria tem necessidade de acompanhante durante as visitas.

Satisfação do paciente; Catarata; Promoção da saúde; Saúde pública; Questionários


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