SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2Retinopathy in a patient with hepatitis C treated with pegylated interferon and ribavirin: case reportPalpebral cryptococcosis: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

GUS, Patrícia Ioschpe; MATOS, Guilherme Herrmann  and  BAYER, Marcia Cristina. LASIK em pacientes adultos com alta anisometropia: relato de casos. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2006, vol.69, n.2, pp. 261-263. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492006000200023.

OBJETIVO: Avaliar a eficácia da técnica laser in situ keratomileusis (LASIK) na redução de anisometropia em adultos, para os quais os tratamentos convencionais não tiveram sucesso. MÉTODOS: Série de casos de três olhos de três pacientes adultos, dois do sexo feminino e um do sexo masculino, com idade entre 28 e 49 anos (média de 38,3 anos), os quais foram submetidos à técnica de LASIK. Dois pacientes foram acompanhados por dezoito meses e um por seis meses após a cirurgia. RESULTADOS: Comparando a acuidade visual corrigida do pré-operatório com a acuidade visual não corrigida do pós-operatório, um olho ganhou duas linhas de visão, um olho manteve-se igual e um olho perdeu uma linha de visão. Todos os olhos se mantiveram sem ametropia esférica, e o astigmatismo não excedeu -0,75 D no pós-operatório. CONCLUSÃO: A técnica LASIK mostrou-se eficaz na correção de alta anisometropia em adultos, melhorando a acuidade visual e as queixas astenopéicas, e diminuindo a anisometropia.

Keywords : Ambliopia, Anisometropia [cirurgia]; Ceratomileuse assistida por excimer laser in situ [métodos]; Erros de refração [cirurgia]; Acuidade visual; Relatos de casos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese