SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue2Incomplete Vogt-Koyanagi-Harada syndrome associated with HLA DRB1*01 in a 4-year-old child: case reportKi-67 cell proliferation in familial and in esporadic unilateral retinoblastoma: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

BARROS, Jeison de Nadai et al. Citologia de impressão no diagnóstico de infecção corneana por Acanthamoeba: relato de caso. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2007, vol.70, n.2, pp. 343-346. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492007000200028.

Relatamos três casos de infecção corneana por Acanthamoeba sp em que foi possível detectar cistos do microorganismo com a técnica de citologia de impressão. Três pacientes encaminhados ao Laboratório de Doenças Externas Oculares em 2004 com alterações superficiais da córnea foram submetidos ao exame de citologia de impressão para investigação da presença de cistos de Acanthamoeba sp. Duas amostras foram obtidas da córnea de cada paciente e coradas com PAS, hematoxilina e Papanicolaou. Investigação microbiológica de rotina e cultura também foram realizadas após raspado da córnea. O cultivo das amostras e a citologia de impressão foram positivas para Acanthamoeba sp em todos os pacientes, ao passo que os raspados corados com Giemsa foram positivos em dois casos. A citologia de impressão revelou cistos de Acanthamoeba sp entre feixe de células epiteliais corneanas e como células isoladas. Foram observados cistos no epitélio de um dos pacientes com a citologia de impressão após três meses de tratamento, enquanto o raspado foi negativo. No exame anatomopatológico observaram-se cistos no epitélio e estroma de uma córnea receptora de um dos pacientes após transplante. Neste estudo, a citologia de impressão detectou com sucesso cistos de Acanthamoeba sp em pacientes com acometimento epitelial. Por tratar-se de método não invasivo, a técnica pode ser usada para facilitar o diagnóstico mais precoce da infecção por Acanthamoeba, sendo útil também no acompanhamento do tratamento da doença.

Keywords : Ceratite por Acanthamoeba [diagnóstico]; Doenças da córnea; Técnicas citológicas; Técnicas de diagnóstico oftalmológico; Ceratite [diagnóstico]; Relatos de casos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese