SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue4Ocular histoplasmosis-like syndrome: a report from a nonendemic area author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

SIQUEIRA, Rubens Camargo; JORGE, Rodrigo  and  SCOTT, Ingrid Ursula. Retinopexia transconjuntival com drenagem externa do fluido sub-retiniano: um estudo piloto prospectivo de oito casos consecutivos. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2007, vol.70, n.4, pp. 573-576. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492007000400002.

OBJETIVO: Descrever uma técnica cirúrgica alternativa para o tratamento de descolamento da retina sem ou com mínima vitreorretinopatia proliferativa (grau B) usando uma retinopexia transconjuntival com drenagem externa do fluido sub-retiniano. MÉTODOS: Prospectivo estudo intervencional, com oito pacientes consecutivos com descolamento da retina com nenhum ou mínima vitreorretinopatia proliferativa (grau B) que foram submetidos a retinopexia transconjuntival com drenagem externa ativa do fluido sub-retiniano. A drenagem externa transconjuntival do fluido sub-retiniano foi realizada com agulha calibre 29 colocada no espaço sub-retiniano e moni torada pela oftalmoscopia binocular indireta. A sucção ativa foi realizada (vácuo de 500 mmHg) usando a linha de extração do vitreófago conectado a agulha. Após a colagem da retina, crioterapia foi aplicada na região escleral correspondente a área da(s) ruptura(s). RESULTADOS: Em todos os casos a retina aplicou no final da cirurgia. O redescolamento da retina ocorreu em 4 pacientes pseudofácicos, que foram submetidos a seguir a vitrectomia pars plana. Os 4 pacientes fácicos mantiveram a retina aplicada durante o seguimento (13 a 20 meses). CONCLUSÃO: A retinopexia transconjuntival com drenagem externa ativa do fluido sub-retiniano representa alternativa útil, rápida e barata a cirurgia do descolamento da retina com implante escleral em pacientes com nenhuma ou mínima vitreorretinopatia proliferativa, fácicos e diferente do implante escleral não está associada a indução da miopia.

Keywords : Retina; Descolamento retiniano [cirurgia]; Drenagem [métodos]; Líquidos corporais.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English