SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue4Ocular histoplasmosis-like syndrome: a report from a nonendemic areaParalytic strabismus: review of 24 years at "Santa Casa de São Paulo" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749On-line version ISSN 1678-2925

Abstract

ESPINDOLA, Rodrigo França de et al. Conhecimento de estudantes de medicina sobre o processo de doação de córneas. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2007, vol.70, n.4, pp.581-584. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492007000400004.

OBJETIVO: Avaliar o conhecimento de estudantes de medicina sobre o processo de doação de córneas, comparando-o entre aqueles que já cursaram a disciplina de Oftalmologia com os demais. MÉTODOS: Foi aplicado um questionário a estudantes de medicina do interior de São Paulo, contendo dados como: idade, sexo, ano de graduação e 10 perguntas de múltipla escolha sobre o tema. As questões abordaram o limite de idade para doação, contra-indicações para o transplante, tempo para retirada das córneas, dentre outras. Foi comparado o conhecimento (% de acertos) entre aqueles que haviam cursado a disciplina de Oftalmologia (Grupo A) com os demais (Grupo B). RESULTADOS: Foram entrevistados 402 estudantes. Destes, 140 eram do grupo A e 262 do grupo B. Não houve diferença estatisticamente significante entre os dois grupos (p=0,8328). CONCLUSÃO: O conhecimento sobre o processo de doação de córneas mostrou-se insuficiente entre os alunos entrevistados, mesmo para aqueles que haviam cursado a disciplina de Oftalmologia, apontando a necessidade de aperfeiçoamento do conhecimento divulgado nas escolas médicas.

Keywords : Transplante de córnea; Educação em saúde; Questionários; Obtenção de tecidos e órgãos; Estudantes de medicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License