SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue4Paralytic strabismus: review of 24 years at "Santa Casa de São Paulo"Detection of circulating malignant cells in patients with uveal melanoma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

CUNHA, Leonardo Provetti et al. Depósito subconjuntival de óleo de silicone após cirurgia vitreorretiniana. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2007, vol.70, n.4, pp. 589-592. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492007000400006.

OBJETIVO: Comprovar a presença do óleo de silicone no espaço subconjuntival de pacientes submetidos previamente à cirurgia vitreorretiniana por meio de estudo histopatológico das amostras conjuntivais obtidas, nos quais o exame biomicroscópico não foi capaz de comprovar sua presença. Determinar qual a incidência da presença do óleo de silicone no espaço subconjuntival em uma série de casos e quais implicações clínico-patológicas. MÉTODOS: Estudo prospectivo em 30 olhos de 30 pacientes. Foram incluídos no estudo os pacientes que haviam sido submetidos previamente à cirurgia vitreorretiniana com implante intra-ocular de óleo de silicone e que possuíssem indicação para retirada do óleo de silicone e que não apresentassem ao exame biomicroscópico sinais da presença do óleo de silicone no espaço subconjuntival. Após sua retirada, a amostra era encaminhada para análise histopatológica pelo método de hematoxilina-eosina. RESULTADOS: Foi observada a presença de espaços vazios correspondentes às áreas de localização do óleo de silicone, removido durante processamento histológico, em 10 (33%) amostras. Observou-se também a presença de sinais inflamatórios na substância própria caracterizada por congestão vascular, leucostase e infiltrado linfomononuclear em 27 (90%) amostras. CONCLUSÃO: Portanto, em pacientes submetidos ao implante intra-ocular do óleo de silicone, devemos suspeitar que o óleo esteja presente no espaço subconjuntival, mesmo que o exame biomicroscópico pareça normal.

Keywords : Óleos de silicone [efeitos adversos]; Retina [cirurgia]; Corpo vítreo [cirurgia]; Biopsia; Cuidados pós-operatórios.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese