SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue6Remote hypofluorescent dots in recurrent ocular toxoplasmosis on indocyanine green angiographyConjunctival changes induced by prostaglandin analogues and timolol maleate: a histomorphometric study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

SIQUEIRA, Rubens Camargo; GIL, Aline Degasperi Cote  and  JORGE, Rodrigo. Cirurgia de descolamento de retina com injeção de óleo de silicone no sistema de vitrectomia transconjuntival sem sutura de 23-gauge. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2007, vol.70, n.6, pp. 905-909. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492007000600004.

OBJETIVOS: Relatar técnica cirúrgica para descolamento de retina utilizando sistema de 23-gauge com injeção de óleo de silicone. MÉTODOS: Trinta e um pacientes com descolamento da retina foram submetidos a cirurgia vitreorretiniana usando o sistema 23-gauge de vitrectomia transconjuntival sem sutura. Ao final do procedimento o óleo de silicone foi injetado em todos os olhos através de uma microcânula. Após a retirada da microcânula, foi utilizado cautério bipolar na incisão conjuntival para prevenir o vazamento do óleo de silicone. RESULTADOS: Em todos os pacientes foi possível reaplicar a retina e injetar o óleo de silicone através do sistema 23-gauge de vitrectomia transconjuntival. Redescolamento da retina ocorreu em 8 pacientes (25,80%) os quais foram submetidos a uma nova cirurgia vitreorretiniana com a mesma técnica, entretanto, uma retinotomia mais extensa foi necessária em todos estes casos especialmente na parte inferior que foi mais comprometido. Em 3 casos (9,67%) houve extravasamento do óleo de silicone para o compartimento subconjuntival. Novo procedimento foi necessário para remover o silicone subconjuntival. CONCLUSÕES: A cirurgia do descolamento da retina com injeção de óleo de silicone utilizando o sistema 23-gauge de vitrectomia transconjuntival é uma técnica segura e eficiente para o reparo do descolamento da retina e oferece a vantagem de ser um sistema minimamente invasivo.

Keywords : Descolamento retiniano [cirurgia]; Vitrectomia; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos [métodos]; Óleo de silicone [uso terapêutico]; Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English