SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue6Biomechanical and histological evaluation of glycerol-preserved human scleraeRhegmatogenous retinal detachment: a postoperative study of the macula author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

OLIVEIRA, Lauro Augusto de et al. Os testes de hipersensibilidade cutânea contra alérgenos inalantes são marcadores de gravidade da ceratoconjuntivite vernal?. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2007, vol.70, n.6, pp. 991-995. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492007000600020.

OBJETIVO: Avaliar o papel da sensibilização cutânea a diferentes aeroalérgenos em pacientes com ceratoconjuntivite vernal e a correlação entre esta e os aspectos clínicos da doença. MÉTODOS: Vinte pacientes do setor de doenças externas e córnea foram aleatoriamente convidados para participar deste estudo. Os pacientes foram avaliados e a eles foi atribuído um escore clínico variando de 0 a 20 de acordo com sinais e sintomas presentes no exame oftalmológico. Todos os pacientes foram submetidos a testes cutâneos de hipersensibilidade imediata contra aeroalérgenos padronizados como os ácaros domiciliares D. pteronyssinus, D. farinae e Blomia tropicalis, assim como também a alérgenos de epitélio de gato, epitélio de cão, mistura de fungos e mistura de penas. RESULTADOS: Setenta e cinco por cento dos pacientes tiveram teste de hipersensibilidade imediata positivo contra pelo menos um dos antígenos testados. Os ácaros domiciliares foram responsáveis pela maioria destes casos (75%). Houve uma pobre correlação entre o escore clínico e a hipersensibilidade cutânea aos alérgenos (r= -0,119 para fungos; r= -0,174 para epitélio de cão; r= -0,243 para ácaros domiciliares; r= -0,090 para mistura de penas). Houve correlação significativa apenas contra epitélio de gatos (r= -0,510; p=0,024). CONCLUSÃO: O estudo demonstrou uma pobre correlação entre os testes cutâneos de hipersensibilidade imediata e os achados clínicos nos pacientes com ceratoconjuntivite vernal. Os testes cutâneos de hipersensibilidade imediata contra aeroalérgenos não foi parâmetro eficaz na identificação dos casos de maior gravidade e cronicidade de ceratoconjuntivite vernal.

Keywords : Hipersensibilidade; Conjuntivite alérgica; Conjuntiva [imunologia]; Testes cutâneos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English