SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue6Flecked retina in systemic large-cell non-Hodgkin's lymphoma: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

GOUVEIA, Enéias Bezerra; MORALES, Maira Saad de Ávila; GOUVEIA, Gedeão Bezerra  and  LOURENZI, Valeria Pinheiro M.. Toxicidade ocular por derivados da 4-aminoquinolona. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2007, vol.70, n.6, pp. 1046-1051. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492007000600033.

A toxicidade retiniana da cloroquina tem sido extensamente estudada desde a sua primeira descrição em 1957. Esta droga é usada no tratamento de várias doenças reumatológicas e dermatológicas, com tendência atual ao uso da hidroxicloroquina a cloroquina. A dose diária da droga parece determinar o desenvolvimento da doença ocular, não devendo ultrapassar 4 mg/kg/dia. O quadro clínico é caracterizado por escotoma paracentral no campo visual associado à maculopatia em " olho de boi" . O campo visual e a tela de Amsler são os exames que podem detectar mais precocemente as alterações tóxicas retinianas. O presente texto propõe uma revisão da patogênese, quadro clínico, diagnóstico diferencial, exames complementares e tratamento. Os autores utilizaram em sua pesquisa os bancos de dados da PubMed (MEDLINE), LILACS e Biblioteca do Centro de Estudos de Oftalmologia.

Keywords : Cloroquina [toxicidade]; Hidroxicloroquina [toxicidade]; Doenças retinianas [induzido quimicamente]; Macula lutea [efeitos de drogas].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese