SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue5True capsular exfoliation: report of two casesOptic nerve meningioma mimicking progression of glaucomatous axonal damage: a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

GOMES, Beatriz de Abreu Fiuza; BICHARA, Lara Murad; SANTHIAGO, Marcony Rodrigues de  and  AMARAL FILHO, Octávio Moura Brasil do. Contribuição da tomografia de coerência óptica de 820 nm na distrofia granular corneana: relato de caso. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2008, vol.71, n.5, pp. 722-724. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492008000500022.

O objetivo deste trabalho é correlacionar os dados clínicos de um caso de distrofia granular com o exame de tomografia de coerência óptica (OCT) de 820 nm de modo a determinar o nível intra-estromal dos depósitos corneanos. É relatado um caso de distrofia granular em paciente de 38 anos do sexo masculino. Foi realizado exame oftalmológico completo e OCT para documentação do caso. O aparelho utilizado foi o Stratus OCT III, originalmente desenvolvido para avaliação do segmento posterior. A acuidade visual corrigida foi de 20/50 em ambos os olhos. À biomicroscopia, foram observadas opacidades em "floco de neve" em diferentes níveis do estroma corneano bilateral e de forma simétrica. A avaliação pelo OCT revelou múltiplos pontos hiperreflectivos nas camadas superficiais e profundas do estroma. Foi possível acessar a anatomia morfológica da córnea através de cortes seriados realizados pelo Stratus OCT III e confirmar a profundidade dos depósitos corneanos.

Keywords : Córnea; Distrofias hereditárias da córnea; Substância própria; Tomografia de coerência óptica; Relatos de casos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese