SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue6  suppl.Autologous serum for ocular surface diseasesBullous keratopathy: etiopathogenesis and treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

QUINTO, Guilherme Goulart et al. Líquido amniótico tópico: uma potencial nova alternativa para doenças da superfície ocular. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2008, vol.71, n.6, suppl., pp. 55-60. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492008000700011.

O líquido amniótico banha o feto durante a vida intra-uterina e está em contato permanente com a superfície ocular durante este importante período do desenvolvimento. Ele contém uma série de fatores de crescimento que podem ter diversos efeitos sobre o processo cicatricial. Estes fatores aceleram a recuperação da sensibilidade corneana e regeneração nervosa após procedimentos cerato-refrativos, além de controlar a formação de cicatriz e o equilíbrio da superfície ocular após sua aplicação tópica. Centenas de diferentes proteínas têm sido identificadas no líquido amniótico humano e o papel de cada uma continua desconhecido. Os resultados obtidos até o momento sobre a aplicação de líquido amniótico em doenças de superfície ocular sugerem uma terapia promissora. Pesquisas estão sendo realizadas para identificar os efeitos dos fatores específicos do líquido amniótico sobre a inflamação ocular. O objetivo desta revisão é relatar as propriedades e utilizações atuais do líquido amniótico, bem como apresentar os recentes estudos relacionados ao uso deste líquido e doenças da superfície ocular.

Keywords : Líquido amniótico; Soluções oftálmicas [uso terapêutico]; Cicatrização de feridas; Doenças da córnea [terapia].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese