SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número3Pilomatricoma recidivado em região superciliar esquerda: relato de casoAspectos da tomografia de coerência óptica na oftalmia simpática: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

versão impressa ISSN 0004-2749versão On-line ISSN 1678-2925

Resumo

PROCIANOY, Fernando et al. Correção de ectrópio cicatricial em paciente com pioderma gangrenoso: relato de caso. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2009, vol.72, n.3, pp.384-386. ISSN 1678-2925.  https://doi.org/10.1590/S0004-27492009000300020.

Paciente do sexo feminino de 19 anos com pioderma gangrenoso foi encaminhada ao setor de Plástica Ocular para avaliação de ectrópio cicatricial grave da pálpebra inferior direita. O exame evidenciou cicatrização importante na pálpebra inferior e região malar com um ectrópio secundário. Foi realizado liberação do tecido cicatricial e um enxerto de pele total associado a "tarsal strip". A dose de corticóide da paciente foi aumentada para a realização do procedimento e não houve problemas de cicatrização ou formação de úlceras na pálpebra ou no sítio doador após a cirurgia. Como o pioderma gangrenoso é associado ao fenômeno de patergia em até 25% dos casos, o surgimento de novas lesões é uma preocupação relevante ao indicar cirurgia nestes pacientes. Neste caso, a cirurgia foi realizada com segurança sob imunossupressão com corticóide.

Palavras-chave : Pioderma gangrenoso; Ectrópio; Doenças palpebrais; Transplante de pele; Imunossupressão [uso terapêutico].

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons