SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número3Correção de ectrópio cicatricial em paciente com pioderma gangrenoso: relato de casoDoença metastática palpebral associada a carcinoma primário de mama: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

versão impressa ISSN 0004-2749versão On-line ISSN 1678-2925

Resumo

FERREIRA, Magno Antônio; MENDONCA, Camila Naves; SA FILHO, Wanderlei Ferreira de  e  NEVES, Adriano Silva. Aspectos da tomografia de coerência óptica na oftalmia simpática: relato de caso. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2009, vol.72, n.3, pp.387-389. ISSN 1678-2925.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492009000300021.

A oftalmia simpática é uma panuveíte granulomatosa que se inicia após trauma ocular. O prognóstico é reservado e depende do diagnóstico e tratamento precoces. Os autores descrevem um caso de paciente portador de oftalmia simpática no qual foi realizada tomografia de coerência óptica e instituído tratamento precoce, e sugerem que a tomografia de coerência óptica possa corroborar como exame subsidiário no estudo das características da retina de pacientes portadores dessa doença, especialmente em casos de apresentação rara, com descolamento seroso da retina, como manifestação oftalmológica isolada.

Palavras-chave : Descolamento retiniano; Oftalmia simpática [terapia]; Tomografia de coerência óptica; Traumatismos oculares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons