SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número1Implante orbital misto para reconstrução de cavidade anoftálmica: relato de casoDescolamento regmatogênico de retina na síndrome de Wyburn-Mason: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

versão impressa ISSN 0004-2749

Resumo

PEREIRA, Filipe José; TRINDADE, Sabrina de Pellegrini; CRUZ, Antonio Augusto Velasco e  e  MULLER, Thiago Prazeres Salum. Linfangioma orbitário: relato de caso. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2010, vol.73, n.1, pp. 84-87. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492010000100016.

Descrevemos um caso de linfangioma orbitário em uma paciente de nove anos de idade que apresentava proptose à direita (Hertel= 29 mm), acompanhada de restrição da motilidade ocular, dor e perda visual decorrente de neuropatia óptica compressiva. A ressonância magnética demonstrou a lesão expansiva, localizada na órbita direita, de aspecto cístico, não infiltrativa, extraconal e com sinais sugestivos de hemorragia intralesional. Não houve melhora com corticoterapia oral. Foi, então, realizada punção via transconjuntival, com aspiração de 35 ml delíquido "cor-de-chocolate" (confirmado como hemorrágico pela citologia). Ocorreram exacerbações do quadro clínico, manifestadas por dor e piora da proptose, devido à hemorragia intralesional, optando-sepela exérese dos cistos orbitários, usando o acesso orbitário lateral (cantólise e retirada de parede orbitária lateral, a qual não foi recolocada para efeito de descompressão) e inferior (transconjuntival inferior), com resolução do quadro. CONCLUSÃO: Foi relatado um caso de linfangioma, uma doença desafiadora, de difícil tratamento, com potenciais complicações visuais e estéticas, além da possibilidade de recidivas frequentes.

Palavras-chave : Linfangioma [cirurgia]; Neoplasias orbitárias [cirurgia]; Tumores de vasos linfáticos; Relatos de casos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português