SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número1Implante orbital misto para reconstrução de cavidade anoftálmica: relato de casoDescolamento regmatogênico de retina na síndrome de Wyburn-Mason: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

versão impressa ISSN 0004-2749

Resumo

PEREIRA, Filipe José; TRINDADE, Sabrina de Pellegrini; CRUZ, Antonio Augusto Velasco e  e  MULLER, Thiago Prazeres Salum. Linfangioma orbitário: relato de caso. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2010, vol.73, n.1, pp.84-87. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492010000100016.

Descrevemos um caso de linfangioma orbitário em uma paciente de nove anos de idade que apresentava proptose à direita (Hertel= 29 mm), acompanhada de restrição da motilidade ocular, dor e perda visual decorrente de neuropatia óptica compressiva. A ressonância magnética demonstrou a lesão expansiva, localizada na órbita direita, de aspecto cístico, não infiltrativa, extraconal e com sinais sugestivos de hemorragia intralesional. Não houve melhora com corticoterapia oral. Foi, então, realizada punção via transconjuntival, com aspiração de 35 ml delíquido "cor-de-chocolate" (confirmado como hemorrágico pela citologia). Ocorreram exacerbações do quadro clínico, manifestadas por dor e piora da proptose, devido à hemorragia intralesional, optando-sepela exérese dos cistos orbitários, usando o acesso orbitário lateral (cantólise e retirada de parede orbitária lateral, a qual não foi recolocada para efeito de descompressão) e inferior (transconjuntival inferior), com resolução do quadro. CONCLUSÃO: Foi relatado um caso de linfangioma, uma doença desafiadora, de difícil tratamento, com potenciais complicações visuais e estéticas, além da possibilidade de recidivas frequentes.

Palavras-chave : Linfangioma [cirurgia]; Neoplasias orbitárias [cirurgia]; Tumores de vasos linfáticos; Relatos de casos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons