SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.74 número4Injeção intravítrea de ranibizumabe para distrofia foveal-macular em padrão: relato de casoPerfluoroctano em cavidade orbitária após vitrectomia posterior e sutura de perfurante ocular: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

versão impressa ISSN 0004-2749

Resumo

LAVEZZO, Marcelo Mendes; BARREIRA JR, Alan Kardec; ZACHARIAS, Leandro Cabral  e  TAKAHASHI, Walter Yukihiko. Vitreorretinopatia exsudativa familiar simulando doença de Coats: relato de caso. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2011, vol.74, n.4, pp. 292-295. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492011000400014.

O objetivo é relatar o caso de um paciente de sete anos, nascido a termo, sem intercorrências perinatais, encaminhado ao Setor de Retina/Vítreo para elucidação diagnóstica. Apresentava história de redução da acuidade visual à esquerda, de caráter insidioso/progressivo, há quatro anos. Ao exame, apresentava diminuição do diâmetro corneano e corectopia do olho direito (OD), sem alterações à biomicroscopia do olho esquerdo (OE). A fundoscopia do OD revelava descolamento de retina (DR) total e, do OE, inicialmente, mostrava alterações vasculares retinianas periféricas e exsudação retiniana, associado à tração vitreorretiniana no setor temporal. As tomografias e ressonâncias de crânio/órbitas não apresentavam anormalidades, com exceção de achados sugestivos de DR antigo no OD, confirmado pela ultrassonografia do globo ocular, que também demonstrou microftalmia. Diante disso, aventou-se a hipótese diagnóstica de vitreorretinopatia exsudativa familiar, doença rara de caráter autossômico dominante e relacionada com casamentos consanguíneos, inicialmente simulando doença de Coats. O paciente foi tratado com fotocoagulação a laser diodo na periferia temporal do OE, com melhora das áreas de tração vitreorretiniana.

Palavras-chave : Vitreorretinopatia proliferativa; Oftalmopatias hereditárias; Descolamento retiniano; Criança; Relato de caso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português