SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.74 issue5A safety study of retinal toxicity after serial intravitreal injections of infliximab in rabbits eyesDiscriminant analysis of patients with primary open-angle glaucoma by color Doppler exam and visual field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

NARIKAWA, Silvia et al. Perfil dos portadores de cavidade anoftálmica: estudo na Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2011, vol.74, n.5, pp. 357-360. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492011000500010.

OBJETIVO: Avaliar o perfil dos portadores de cavidade anoftálmica e a evolução dos pacientes com os tratamentos empregados. MÉTODOS: Estudo retrospectivo, realizado na Faculdade de Medicina de Botucatu, avaliando-se o perfil e a evolução dos portadores de cavidade anoftálmica, tratados no serviço. Os dados foram estudados segundo frequência de ocorrência e análise de associação. RESULTADOS: Os portadores de cavidade anoftálmica eram mais frequentemente em homens, trabalhadores em atividades exercidas com as mãos, jovens. O trauma e a phthisis bulbi foram as causas mais encontradas, havendo diferenças de acordo com a faixa etária e sexo. O índice complicações foi alto (57,1% dos casos), a maioria ocorrendo tardiamente. CONCLUSÕES: O trauma continua sendo causa importante de perda do olho. As complicações que ocorrem durante o acompanhamento do portador de cavidade anoftálmica são frequentes e ocorrem, em geral, tardiamente, o que reforça a necessidade de acompanhamento periódico e prolongado destes pacientes.

Keywords : Anoftalmia [cirurgia]; Anoftalmia [complicações]; Seguimentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese