SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.74 número6Demodex folliculorum on the eyelash follicule of diabetic patientsOcular findings in patients with mucopolysaccharidosis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

versión impresa ISSN 0004-2749

Resumen

FRANCA, Icaro Soares; MEDRADO, Juliana; FRANCA, Valênio Perez  y  SOARES, Eduardo Jorge Carneiro. Tratamento das cavidades anoftálmicas secas com transplante de glândulas salivares labiais. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2011, vol.74, n.6, pp. 425-429. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492011000600009.

OBJETIVOS: Estudar os efeitos clínicos da secreção das glândulas salivares labiais na lubrificação das cavidades anoftálmicas secas, avaliar a durabilidade dos resultados e apresentar a técnica do transplante. A aplicação desse procedimento em cavidades anoftálmicas secas é inédita na literatura. MÉTODOS: Estudo prospectivo das cirurgias de enxertos glândulo-mucosos, compostos pela mucosa labial e glândulas salivares subjacentes, colocados no fórnice conjuntival de 5 pacientes com cavidades anoftálmicas que apresentavam grave xeroftalmia e retração dos fórnices conjuntivais. As cirurgias foram realizadas durante o período de julho/00 a janeiro/09. Dois pacientes já haviam sido tratados previamente com enxertos de mucosa ou de pele. A técnica do procedimento é descrita em detalhes. Os parâmetros que serviram para a análise comparativa dos resultados foram o quadro clínico, o aspecto do revestimento da cavidade, o ressecamento da superfície da prótese e a frequência do uso de colírios lubrificantes. RESULTADOS: Em todos os casos foi constatada a integração do enxerto e a melhora dos parâmetros avaliados. A evolução mostrou persistência e estabilidade dos resultados. CONCLUSÕES: A lubrificação da superfície da cavidade produzida pela secreção salivar mostrou ser eficiente, bem tolerada e constante, resultando maior conforto do uso da prótese. Infere-se que essa melhor lubrificação obtida ajuda a prevenir a evolução do processo de retração da cavidade. O transplante das glândulas salivares labiais para o fórnice conjuntival demonstrou ser um procedimento de fácil execução, acessível a qualquer cirurgião oftalmologista.

Palabras llave : Anoftalmia [cirurgia]; Xeroftalmia; Implantes orbitários; Glândulas salivares [transplante]; Resultado de tratamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués