SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 número1Achados ultrassonográficos em toxocaríase ocularCamada de fibras nervosas na perda de hemicampo glaucomatoso: um estudo caso-controle com tomografia de coerência óptica time- e spectral-domain índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

versão impressa ISSN 0004-2749

Resumo

TORRES, Rogil José de Almeida et al. Aumento da expressão do MCP-1 coroidal e escleral em modelo experimental de hipercolesterolemia. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2012, vol.75, n.1, pp. 48-52. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492012000100010.

OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é demonstrar experimentalmente que a dieta rica em colesterol provoca aumento da expressão da MCP-1 na coroide e esclera. MÉTODO: Coelhos New Zealand foram organizados em dois grupos: GN (grupo dieta normal), composto por 8 coelhos (8 olhos), recebeu ração padrão para coelhos, durante 4 semanas; GH (grupo hipercolesterolêmico), composto por 13 coelhos (13 olhos), recebeu dieta rica em colesterol a 1% por 8 semanas. Foi realizada a dosagem sérica de colesterol total, triglicerídeos, HDL colesterol, glicemia de jejum no início do experimento e no momento da eutanásia. Ao final da 8ª semana para o GH e 4ª semana para o GN foi realizada a eutanásia dos animais e os olhos foram submetidos à análise imuno-histoquímica com o anticorpo anti-MCP-1. RESULTADOS: A dieta provocou significativo aumento do colesterol total e triglicerídeos do GH em relação ao GN (p<0,001). Houve significativo aumento da expressão da MCP-1 na coroide e esclera dos animais do GH em relação ao GN (p<0,001). CONCLUSÃO: Este estudo demonstrou que a dieta hipercolesterolêmica em coelhos induz ao aumento da expressão do MCP-1 na coroide e esclera.

Palavras-chave : Ativação de macrófagos; Degeneração macular; Aterosclerose; Colesterol; Coroide; Esclera; Proteínas quimioatraentes de monócitos; Animais; Coelhos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português