SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue1Increase of choroidal and scleral MCP-1 expression in hypercholesterolemia experimental modelRetinal detachment and gyrate atrophy of the choroid and retina: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

REIS, Alexandre Soares Castro et al. Camada de fibras nervosas na perda de hemicampo glaucomatoso: um estudo caso-controle com tomografia de coerência óptica time- e spectral-domain. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2012, vol.75, n.1, pp.53-58. ISSN 0004-2749.  https://doi.org/10.1590/S0004-27492012000100011.

OBJETIVO: Avaliar as medidas da camada de fibras nervosas da retina com a tomografia de coerência óptica (OCT) "time domain" (TD) e "spectral domain" (SD), e testar a habilidade diagnóstica de ambas as tecnologias em pacientes com perda assimétrica glaucomatosa de hemicampo visual. MÉTODOS: Trinta e seis pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto com perda de campo visual em um hemicampo (acometido) e ausência de perda no hemicampo oposto (não-acometido), e 36 controles pareados por idade tiveram o olho de estudo examinado com Stratus-OCT (Carl Zeiss Meditec Inc., Dublin, California, USA) e 3 D OCT-1000 (Topcon, Tokyo, Japan). As medidas de espessura da camada de fibras nervosas da retina peripapilar e classificação normativa fornecida pelos aparelhos foram registrados para análise. A média aritmética dos valores do gráfico de desvio total em cada hemicampo foi calculada para cada indivíduo. "Índices de assimetria" para campo visual e camada de fibras nervosas da retina foram calculados como a razão entre hemicampos acometido e não-acometido e hemirretinas correspondentes, respectivamente. RESULTADOS: As medidas da camada de fibras nervosas da retina em hemicampos não-acometidos (média [SD] 87.0 [17.1] µm e 84.3 [20.2] µm, para TD e SD-OCT, respectivamente) foram menores do que em controles (119.0 [12.2] µm e 117.0 [17.7] µm, P<0.001). O banco de dados normativo classificou como alterado 42% e 67% das hemirretinas correspondentes a hemicampos não-acometidos com TD e SD-OCT, respectivamente (P=0.01). As medidas da camada de fibras nervosas da retina foram consistentemente mais espessas com TD comparados com SD-OCT. Índices de assimetria da camada de fibras nervosas da retina foram semelhantes entre TD (0.76 [0.17]) e SD-OCT (0.79 [0.12]) e significantemente maiores do que o índice de assimetria do campo visual (0.36 [0.20], P<0.001). CONCLUSÃO: Os hemicampos normais de pacientes com glaucoma apresentaram camada de fibras nervosas da retina mais fina do que olhos saudáveis. As medidas da camada de fibras nervosas da retina foram mais espessas com TD do que com SD-OCT, que por sua vez detectou anormalidades na espessura da camada de fibras nervosas da retina mais frequentemente do que o TD-OCT.

Keywords : Glaucoma de ângulo aberto; Campos visuais; Tomografia de coerência óptica [métodos]; Disco óptico; Doenças do nervo óptico [diagnóstico]; Fibras nervosas [patologia]; Retina.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License