SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue2Lacrimal drainage system obstruction associated to radioactive iodine therapy for thyroid carcinomaTwenty-five gauge vitrectomy in uveitis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

RENESTO, Adimara da Candelaria; BARROS, Jeison de Nadai  and  CAMPOS, Mauro. Citologia de impressão após "cross-linking" corneano e inserção dos segmentos de anéis corneanos para ceratocone: dois anos de seguimento. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2012, vol.75, n.2, pp. 101-106. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492012000200006.

OBJETIVO: Relatar os resultados de citologia de impressão após o "cross-linking" da córnea e inserção dos segmentos de anéis corneanos intraestromais para ceratocone. MÉTODOS: Trinta e nove olhos foram distribuídos em dois grupos: pacientes no grupo cross-linking foram submetidos ao procedimento do "cross-linking" corneano e pacientes no grupo colírio de riboflavina receberam o colírio de riboflavina 0,1% (w/v) -20% dextran para uso tópico por um mês. Após três meses, todos os pacientes foram submetidos à inserção dos segmentos de anéis corneanos intraestromais. Citologia de impressão foi realizada em todos os olhos no pré-operatório, um mês e três meses após o "cross-linking" ou colírio de riboflavina, e novamente com seis meses, um ano e dois anos após a inserção dos segmentos de anéis. RESULTADOS: Pacientes do grupo "cross-linking" apresentaram melhora na adesividade das células epiteliais e proporção núcleo: citoplasma na conjuntiva temporal após o tratamento (P=0,008 e P=0,047), respectivamente. Na conjuntiva superior, houve um aumento na densidade das células caliciformes (P=0,037) e nível de organização da cromatina nuclear (P=0,010) após o tratamento. Pacientes do grupo colírio de riboflavina apresentaram melhora na adesividade das células epiteliais na conjuntiva superior após o tratamento (P=0,021). Na conjuntiva temporal, houve melhora na adesividade das células epiteliais (P<0,001), aumento na proporção núcleo: citoplasma (P<0,001), células caliciformes (P=0,001) e menor queratinização (P=0,011). Ambos os grupos não apresentaram alterações corneanas. O Teste exato de Fisher para comparação de citologia de impressão no escore total após o tratamento não revelou diferença entre os grupos. CONCLUSÃO: Apesar de mudanças em alguns parâmetros conjuntivais (adesividade das células epiteliais, proporção núcleo:citoplasma, nível de organização da cromatina nuclear, células caliciformes e queratinização), a comparação do escore total na citologia de impressão não apresentou diferença entre os grupos.

Keywords : Técnicas citológicas; Córnea; Riboflavina; Ceratocone; Cirurgia da córnea a laser; Substância própria.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English