SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue3Optical aids for low vision: use of the Internet to guide teachers of the visually impairedViral contamination during sequential phacoemulsification surgeries in an experimental model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

MADALENA, Bruno Vargas; OSHIMA, Akiyoshi  and  SERRACARBASSA, Pedro Durães. Tela de Amsler e campo visual no rastreamento da retinopatia por cloroquina. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2012, vol.75, n.3, pp. 170-173. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492012000300004.

OBJETIVOS: Comparar a tela de Amsler modificada com o campo visual Humphrey® 10-2 vermelho nos usuários de cloroquina, na detecção da maculopatia precoce, e correlacionar com as variáveis de risco. MÉTODOS: Foram analisados 116 olhos de 58 pacientes, acompanhados no Serviço de Oftalmologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, entre abril de 2006 e abril de 2008. Todos os usuários tinham fundo de olho normal e mais de dois anos de terapia com cloroquina. Os participantes tiveram seus dados clínicos avaliados e foram submetidos ao exame da acuidade visual corrigida, biomicroscopia de fundo, campimetria macular automatizada e tela de Amsler. RESULTADOS: A incidência da maculopatia precoce foi de 7 a 10%, dependendo do exame considerado. A concordância entre a tela de Amsler e o campo visual foi baixa. Para o grupo de olhos que apresentaram ambos os exames alterados, houve significância estatística com a alta dose diária, dose cumulativa elevada e baixa acuidade visual; a idade do paciente e a duração do tratamento não mostraram boa correlação nestes casos, mas suas médias (67,4 anos e 8,4 anos, respectivamente) situaram-se dentro da faixa dos fatores de alto risco. CONCLUSÕES: O estudo sugere que a tela de Amsler pode ser útil na complementação das informações do campo visual no rastreamento periódico da retinopatia por cloroquina, sobretudo naqueles com fatores de alto risco bem estabelecidos, selecionando melhor os candidatos à realização de testes objetivos, como o OCT de alta resolução e o ERG multifocal.

Keywords : Cloroquina [efeitos adversos]; Retina [efeito de drogas]; Rastreamento; Campos visuais; Acuidade visual; Fatores de risco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese