SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue3Viral contamination during sequential phacoemulsification surgeries in an experimental modelCorrelation between central subfield thickness, visual acuity and structural changes in diabetic macular edema author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

FADLALLAH, Ali et al. Solução oftálmica de azitromicina 1,5%: eficácia e modalidades de tratamento em blefarite crônica. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2012, vol.75, n.3, pp. 178-182. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492012000300006.

OBJETIVO: Avaliar a eficácia do uso tópico de azitromicina 1,5% no tratamento de blefarite crônica moderada a grave, comparando a eficácia de duas diferentes modalidades de tratamento. MÉTODOS: Um ensaio clínico randomizado incluiu 67 pacientes com blefarite anterior e/ou posterior crônica, acompanhados por três meses. Os sinais e sintomas foram classificados de acordo com a gravidade. Os pacientes foram randomizados em dois grupos: 33 pacientes no grupo I e 34 pacientes no grupo II. Os pacientes do grupo I foram tratados com azitromicina tópica 1,5% duas vezes ao dia durante três dias, e os pacientes do grupo II foram tratados com azitromicina tópica 1,5% duas vezes ao dia durante três dias e, em seguida, ao deitar, durante o resto do mês. Todos os pacientes foram instruídos a aplicarem compressas quentes e higiene palpebral duas vezes ao dia. RESULTADOS: Os pacientes em ambos os grupos toleraram o tratamento com irritação mínima. Melhora significativa dos sinais e sintomas foi observada na visita de uma semana de acompanhamento. Grupo II mostrou uma melhora mais acentuada e mais duradoura que persistiu após três meses de acompanhamento. CONCLUSÕES: A solução de azitromicina oftálmica tópica 1,5% é uma opção eficaz de tratamento para a blefarite crônica. Em blefarite moderada a grave, o tratamento de um mês é seguro e demonstrou melhora acentuada em relação ao protocolo de três dias, sem recidiva significante até três meses de acompanhamento.

Keywords : Azitromicina [administração & dosagem]; Blefarite [quimioterapia]; Doença crônica; Soluções oftálmicas; Glândulas tarsais.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English