SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue3Correlation between central subfield thickness, visual acuity and structural changes in diabetic macular edemaRefractive lens exchange with a multifocal diffractive aspheric intraocular lens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

CRESPI-FLORES, Vanessa Gonçalves; MINGUINI, Nilza; TEMPORINI, Edméia Rita  and  CARVALHO, Keila Monteiro de. Aprendizado cirúrgico de estrabismo para residentes de Oftalmologia de serviço universitário. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2012, vol.75, n.3, pp. 188-191. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492012000300008.

OBJETIVO: Verificar percepções do residente de Oftalmologia e do supervisor em relação ao método de ensino e ao aprendizado cirúrgico de estrabismo. DESENHO: Estudo descritivo. MÉTODOS: Participantes: residentes do 1º (R1) e 2º (R2) ano. Cada residente estudou a técnica cirúrgica padrão em CD-ROM, então, realizou um retrocesso de músculo reto de coelho albino, e em sequência, cirurgia de correção de estrabismo em pacientes. Foi aplicado questionário estruturado aos residentes, e registradas observações do aprendizado pelo supervisor, incluindo-se variáveis referentes à aplicação da técnica cirúrgica de estrabismo, autoavaliação do domínio da técnica e do treinamento recebido. RESULTADOS: Foram estudados 38 questionários. Todos R1 relataram ter pouca ou média dificuldade em relação à lembrança da sequência de passos do procedimento e 69,6% dos R2. No manuseio do instrumental 93,3% dos R1 relataram algum grau de dificuldade e 52,2% dos R2. Os residentes relatam que no momento cirúrgico lembram do que foi ensinado na fase experimental (50%), e que este treinamento atende totalmente suas necessidades para 47% dos residentes e em parte para outros 47%. CONCLUSÃO: Cirurgia experimental, mais oportunidades práticas e supervisão dos residentes pode aprimorar o ensinamento cirúrgico de estrabismo.

Keywords : Estrabismo [cirurgia]; Aprendizagem; Competência clínica; Internato e residência; Oftalmologia; educação; Ensino; métodos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English