SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue3Refractive lens exchange with a multifocal diffractive aspheric intraocular lensProfile of ocular and systemic characteristics in Möbius sequence patients from Brazil and Italy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

KANAMURA, Mayumi Shirota et al. Estudo comparativo entre as esferas de silicone gelatinosas e rígidas em cavidade eviscerada de coelho. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2012, vol.75, n.3, pp. 197-201. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492012000300010.

OBJETIVO: Avaliar e comparar a biocompatibilidade de esferas de silicone gelatinosas e rígidas em cavidades evisceradas de coelhos. MÉTODOS: Trinta coelhos tiveram o olho direito eviscerado com implantação de esferas de silicone gelatinosas (Grupo I) ou rígidas (Grupo II). Foi realizada avaliação clínica diária, ultrassonografia da cavidade orbitária, análise histológica e morfométrica da pseudocápsula que se formou ao redor dos implantes aos 7, 30 e 90 dias após a cirurgia, com avaliação estatística dos resultados. RESULTADOS: Houve boa integração das esferas com os tecidos orbitários e semelhança de resposta tecidual com ambas as esferas. Duas esferas de silicone gelatinosas e uma rígida extruíram. A pseudocápsula que se formou ao redor das esferas gelatinosas foi mais organizada, com espessura e reação inflamatória menores que a observada nas esferas rígidas. CONCLUSÕES: Esferas de silicone gelatinosas e rígidas tiveram boa integração tecidual em cavidades evisceradas de coelhos.

Keywords : Exenteração orbitária; Enucleação ocular; Anoftalmia; cirurgia; Silicone; Biocompatibilidade; Coelhos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese