SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue1Subconjunctival and topical application of recombinant tissue plasminogen activator in rabbits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

ALMEIDA JUNIOR, Gildásio C. et al. Terapia auxiliar com o tranilast pré-operatório na cirurgia do pterígio primário com um ano de seguimento. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2015, vol.78, n.1, pp.1-5. ISSN 0004-2749.  https://doi.org/10.5935/0004-2749.20150002.

Objetivo:

Determinar a eficácia do tranilast, como terapia auxiliar no transplante autólogo de conjuntiva.

Métodos:

Vinte e nove pacientes foram randomizados em dois grupos: Grupo Tratado (15) e Grupo Controle (14). Trinta dias antes da cirurgia, o Grupo Tratado recebeu uma injeção subconjuntival de tranilast a 0,5%. O transplante autólogo de conjuntiva foi realizado em ambos os grupos, usando-se a cola de fibrina e a mitomicina 0,02% subconjuntival, ao final da cirurgia. Cada paciente foi examinado por 12 meses de acompanhamento. A imuno-histoquímica foi realizada, mediante um total de 100 células, a fim de que se contassem as células epiteliais positivas, para o fator de crescimento transformador beta (TGF-β), após a cirurgia do pterígio. Os sintomas subjetivos foram avaliados usando-se uma escala de cinco pontos, e a taxa de recorrência foi avaliada.

Resultados:

Os 2 grupos apresentaram melhora dos sintomas e com resultados clínicos similares. Quando comparado com o Grupo Controle, o Grupo Tratado falhou em mostrar uma diminuição da taxa de recorrência (p=0,59). Entretanto o número de células epiteliais expressando o TGF-β foi menor no Grupo Tratado (5 células; 95% CI=2,56-13,15; Grupo Controle, 16 células; 95% CI: 11,53-24,76, p=0,01). Complicações mínimas, mas reversíveis, ocorreram durante o estudo, incluindo glaucoma secundário ao uso de corticoide e granuloma.

Conclusão:

O tranilast foi efetivo em diminuir o número células epiteliais do pterígio expressando o TGF-β.

Keywords : Fator de crescimento transformador beta 1; Pterígio/terapia; Recidiva; Autoenxertos; Antialérgicos/uso terapêutico; Transplante autólogo; Túnica conjuntiva/cirurgia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )