SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue2Iris-claw intraocular lens implantation in children with ectopia lentisLarge colloid drusen analyzed with structural en face optical coherence tomography author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749On-line version ISSN 1678-2925

Abstract

VIANA, Karlos Ítalo et al. Correlação de estrutura e função da retina utilizando óptica adaptativa, OCT e microperimetria em um caso de distrofia macular oculta. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2017, vol.80, n.2, pp.118-121. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.5935/0004-2749.20170028.

Relatamos exames de função e estrutura retiniana de paciente masculino, de 40 anos, com diagnóstico clínico de Distrofia Macular Oculta (DMO). Avaliação oftalmológica completa foi seguida por tomografia de Coerência Óptica (SD-OCT - Heidelberg) e exame com câmara de fundo de olho com tecnologia "Adaptive Optics" (AO - RTX1, Imagine Eyes) para análise da densidade de fotorreceptores. Os exames funcionais incluíram: Eletroretinografia de campo total (ERG) e multifocal (mfERG) (Diagnosys - LLC) e microperimetria com controle de fixação (MAIA - CenterVUE). Os exames revelam descontinuidade da camada de fotorreceptores na região central da fóvea em ambos os olhos pelo SD-OCT em associação com perda de densidade no mosaico cones, representado por mancha azulada no mapa do AO. Os exames de função apresentam diminuição da acuidade visual (20/80; 20/50), redução de sensibilidade central na microperimetria. Como esperado, o ERG está dentro da normalidade, mas há redução da amplitude das respostas centrais do mfERG em ambos os olhos.

Keywords : Degeneração macular/diagnóstico; Células fotorreceptoras; Testes de campo visual; Eletrorretinografia; Tomografia de coerência óptica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )