SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue3Intraocular pressure in subjects with beta-thalassemia minorIntravitreal and posterior subtenon triamcinolone acetonide for severe acute posterior multifocal placoid pigment epitheliopathy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749On-line version ISSN 1678-2925

Abstract

NUNES, Renata Portella et al. Efetividade de tratamentos anti-VEGF mensais e quinzenais para a degeneração macular relacionada à idade. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2019, vol.82, n.3, pp.225-232.  Epub Feb 25, 2019. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.5935/0004-2749.20190043.

Objetivo:

Estudar a eficácia e segurança dos tratamentos com ranibizumabe e bevacizumabe para a degeneração macular relacionada à idade exsudativa.

Métodos:

Ensaio clínico paralelo randomizado foi conduzido para comparar a eficácia e segurança de três regimes (bevacizumabe a cada mês, bevacizumabe a cada 2 semanas e ranibizumabe todos os meses), seguidos por retratamentos conforme necessidade, durante 1 ano, em indivíduos previamente não tratados com degeneração macular relacionada à idade. O desfecho primário foi alteração na acuidade visual e na espessura macular central após um ano de seguimento. Os indivíduos foram designados aleatoriamente para um dos 3 grupos em uma proporção de 1:1:1, e os investigadores e examinadores foram mascarados para os resultados da randomização.

Resultados:

Foram incluídos 15 pacientes em cada grupo. Após um ano de seguimento, encontramos melhorias estatisticamente significativas na acuidade visual e na redução da espessura macular central em todos os grupos. No entanto, não encontramos diferenças estatisticamente significativas entre os 3 grupos.

Conclusões:

O seguimento quinzenal foi eficaz e não encontramos diferenças significativas na eficácia ou segurança entre os tratamentos com bevacizumabe e ranibizumabe.

Keywords : Degeneração macular; Retina; Bevacizumabe; Ranibizumabe; Ensaio clínico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )