SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Aging and esophageal motility in patients with gastroesophageal reflux diseaseShort segment Barrett's esophagus and distal gastric intestinal metaplasia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Gastroenterologia

Print version ISSN 0004-2803

Abstract

PASTORE, Ricardo et al. Eletromanometria esofágica e pHmetria de 24 horas na avaliação pós-operatória da hiatoplastia e válvula anti-refluxo total laparoscópica. Arq. Gastroenterol. [online]. 2006, vol.43, n.2, pp. 112-116. ISSN 0004-2803.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-28032006000200010.

RACIONAL: A operação de "short floppy Nissen" tem como objetivo tratar o refluxo gastroesofágico. Avaliações clínicas e endoscópicas de sua eficiência têm sido demonstradas por diferentes autores, porém estudos comparando pHmetria ácida de 24 horas com exames realizados no pré e pós-operatório têm sido pouco freqüentes. OBJETIVOS: Avaliar os resultados da hiatoplastia e válvula anti-refluxo total laparoscópica no tratamento da doença do refluxo gastroesofágico não complicada através de estudo comparativo pré e pós-operatório de aspectos manométricos e pHmétricos. MÉTODOS: Cinqüenta e nove indivíduos com sintomas típicos de refluxo gastroesofágico submetidos a cirurgia de "short floppy Nissen" por laparoscopia foram estudados prospectiva e consecutivamente no período de março de 2002 a agosto de 2003. Realizou-se no período pré e pós-operatório, em um tempo mínimo de 3 meses, endoscopia digestiva alta, manometria esofágica e pHmetria ácida de 24 horas. RESULTADOS: Dezoito (30,5%) doentes eram do sexo masculino e 41 (69,5%) do feminino, com idade média de 43,8 anos. Houve diferença nos seguintes achados manométricos, quando comparados no período pré e pós-operatório: localização do esfíncter inferior do esôfago em relação à borda nasal; extensão do esfíncter inferior do esôfago; pressão de repouso do esfíncter inferior do esôfago; pressão do corpo esofágico. Houve diferença nos seguintes achados pHmétricos quando comparados no período pré e pós-operatório: redução do número de refluxo ácidos totais; número de refluxos ácidos prolongados; número de refluxos ácidos prolongados em decúbito dorsal; número de refluxos ácidos prolongados em posição ereta; fração de tempo de acidificação em minutos; índice de DeMeester. CONCLUSÕES: A eletromanometria e a pHmetria esofágicas mostraram melhora em cada um dos seus parâmetros com significância estatística entre os pacientes no período pré e pós-operatório de hiatoplastia e válvula anti-refluxo, demonstrando a eficiência do procedimento operatório quando avaliado por esses exames.

Keywords : Refluxo gastroesofágico; Manometria; Hérnia hiatal; Fundoplicatura; Laparoscopia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese