SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Triagem sorológica de familiares de pacientes com doença celíaca: anticorpos anti-endomísio, antitransglutaminase ou ambos?Tradução e validação para a língua portuguesa (Brasil) de instrumentos específicos para avaliação de qualidade de vida na doença do refluxo gastroesofágico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos de Gastroenterologia

versão impressa ISSN 0004-2803

Resumo

FERRAZ, Álvaro Antônio Bandeira et al. Estudo experimental da atividade elétrica do estômago excluso na gastroplastia vertical com reconstituição em Y-de-Roux. Arq. Gastroenterol. [online]. 2007, vol.44, n.2, pp. 162-167. ISSN 0004-2803.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-28032007000200015.

RACIONAL: Dentre a grande diversidade de opções cirúrgicas para obesidade mórbida, a gastroplastia vertical com reconstituição em Y-de-Roux, tornou-se extremamente popular. Dados concernentes à fisiologia do estômago excluído são limitados, desde que este segmento produzido pela cirurgia é inacessível a qualquer endoscopia ou para estudos de radiológicos de contraste. OBJETIVO: Avaliar a atividade de mioelétrica do estômago excluído e sua resposta à alimentação. MÉTODOS: Um protocolo experimental foi conduzido para avaliar no pós-operatório a motilidade do estômago excluído em cães submetidos ao procedimento de gastroplastia vertical com reconstituição em Y-de-Roux. Dois grupos de cinco animais foram estudados durante o período de jejum e pós-prandial, registrando-se a resposta elétrica e atividades de controle. Ambos, o grupo de controle e o grupo operado, receberam três pares de eletrodos colocado em três pontos do estômago excluso: fundo, corpo e antro. O registro de dados foi executado depois da completa resolução de íleo paralítico e analisado com DATAQ Inst série 200. RESULTADOS: Sob as condições deste estudo sugerem: 1. o estômago excluso mantém o mesmo padrão de motilidade; 2. a atividade elétrica de controle e a atividade elétrica de resposta foi significativamente reduzida durante o jejum quando comparados ambos os grupos e 3. a atividade elétrica de resposta mantém os mesmos padrões do estômago normal, embora de maneira estatisticamente reduzida. CONCLUSÕES: A atividade elétrica do estômago excluso durante o procedimento de gastroplastia vertical com reconstituição em Y-de-Roux manteve o mesmo padrão do estômago íntegro, mas com número estatisticamente reduzido de contrações.

Palavras-chave : Obesidade mórbida; Cirurgia bariátrica; Gastroplastia; Anastomose em Y-de-Roux; Cães.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês