SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue4Esophagitis in patients with acquired human immunodeficiency syndrome: an histological and immunohistochemistry studyPrevalence reduction of duodenal ulcer: a Brazilian study. (retrospective analysis in tha last decade: 1996-2005) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Gastroenterologia

Print version ISSN 0004-2803

Abstract

MARQUES JR, Oswaldo et al. Colite por citomegalovírus em pacientes HIV positivo: aspectos endoscópicos. Arq. Gastroenterol. [online]. 2007, vol.44, n.4, pp. 315-319. ISSN 0004-2803.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-28032007000400007.

RACIONAL: Diarréia em pacientes soropositivos para o vírus da imunodeficiência adquirida é um dos sintomas mais importantes e debilitantes e freqüentemente reduz sua qualidade de vida. Colite por citomegalovírus está entre as principais causas desse sintoma e a colonoscopia é o exame padrão-ouro para seu diagnóstico. OBJETIVO: Definir os principais achados endoscópicos em pacientes HIV+ com colite por citomegalovírus. MÉTODO: Duzentas e quarenta e três colonoscopias foram realizadas em 200 pacientes HIV+ com diarréia associada ou não à dor abdominal ou sangramento gastrointestinal, em período de 10 anos, dos quais 51 pacientes foram diagnosticados com colite por citomegalovírus. Colonoscopia total com entubação ileal foi sempre tentada e múltiplas biopsias de todos os segmentos, incluindo segmentos endoscopicamente normais, foram realizadas. Todos os resultados foram confirmados por estudos histológicos e imunoistoquímicos. RESULTADOS: A colonoscopia total foi possível em 98,03% e entubação ileal em 88,23% dos pacientes com colite por citomegalovírus. Nestes pacientes, identificou-se padrão ulcerativo heterogêneo em 72,54%, processo inflamatório da mucosa em 21,56% e mucosa de aspecto normal em 5,93% das colonoscopias. CONCLUSÃO: Podemos concluir que colonoscopia total com entubação ileal com múltiplas biopsias de todos os segmentos, mesmo quando são endoscopicamente normais, têm que ser sempre realizadas em casos de pacientes HIV+ com diarréia.

Keywords : Síndrome da imunodeficiência adquirida; Colite; Infecções por citomegalovírus; Diarréia; Colonoscopia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English