SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue4Clinical evaluation of oropharyngeal dysphagia in Machado-Joseph disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Gastroenterologia

Print version ISSN 0004-2803

Abstract

SECOLI, Silvia Regina; NITA, Marcelo Eidi; ONO-NITA, Suzane Kioko  and  NOBRE, Moacyr. Avaliação de tecnologia em saúde: II. A análise de custo-efetividade. Arq. Gastroenterol. [online]. 2010, vol.47, n.4, pp.329-333. ISSN 0004-2803.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-28032010000400002.

O advento de novas tecnologias na saúde causou impacto nos indicadores clínicos e econômicos. Os métodos de pesquisa que incorporam conceitos da economia da saúde e epidemiologia clínica permitem avaliar a eficiência de novas tecnologias, por exemplo, através da análise de custo-efetividade. Este é um instrumento de análise de valor das intervenções em saúde. A metodologia, análise de custo-efetividade, é condição determinante da moderna prática de cuidados à saúde, pois as opções terapêuticas hoje disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) ou no sistema de saúde suplementar do Brasil passam necessariamente por tal análise, logo o sistema de saúde bem como os profissionais da saúde são levados a reexaminar os benefícios e custos de suas ações para assegurar que haja incorporação das tecnologias mais eficientes. Neste segundo artigo sobre avaliação de tecnologia em saúde reviram-se os conceitos de análise de custo-efetividade, os passos envolvidos na sua execução e o método para a análise crítica dos resultados.

Keywords : Avaliação de programas e projetos de saúde; Análise custo-eficiência; Revisão da utilização de recursos de saúde; Sistemas de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License