SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número4Influência da idade na resposta do esôfago proximal à deglutiçãoImpacto do estágio do câncer de esôfago e do estado nutricional sobre os desfechos pós-operatórios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos de Gastroenterologia

versão impressa ISSN 0004-2803

Resumo

QUADROS, Claudio A; LOPES, Ademar  e  ARAUJO, Iguaracyra. Sugestão de características ideais para a realização de pesquisa de linfonodo sentinela em pacientes com adenocarcinoma colorretal. Arq. Gastroenterol. [online]. 2010, vol.47, n.4, pp. 344-347. ISSN 0004-2803.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-28032010000400005.

CONTEXTO: As variáveis tumor de reto inferior, quimiorradioterapia pré-operatória e grandes tumores foram considerados fatores de risco independentes para a inabilidade de identificação de linfonodos sentinela em pacientes com adenocarcinoma colorretal. OBJETIVOS: Determinar se essas variáveis poderiam interferir na precisão e no aumento do estádio proporcionado pelo uso da técnica de identificação de linfonodos sentinela em câncer colorretal. Revisão da precisão da técnica do estádio foi realizada. MÉTODOS: O banco de dados composto por 52 pacientes submetidos a mapeamento linfático usando tecnécio-99m-fitato e azul patente foi revisado. Foram incluídos somente pacientes com tumores menores que 5,0 cm, não submetidos a quimiorradioterapia pré-operatória e sem tumores de reto inferior. RESULTADOS: A taxa de identificação de linfonodos sentinela foi de 100%, com sensibilidade de 100%; valor preditivo negativo de 100%, não houve falso-negativos e a precisão foi de 100%. Os linfonodos sentinela foram os únicos linfonodos metastáticos em 36,4% dos pacientes; micrometástases (<0.2 mm ou somente identificadas com imunoistoquímica) proporcionaram taxa de aumento no estádio de 27,1% e metástases taxa de 9,1%. CONCLUSÕES: A validação dos resultados deste estudo deve ser realizada em estudos prospectivos de identificação de linfonodos sentinela que incluam pacientes com câncer colorretal com as características propostas.

Palavras-chave : Neoplasias colorretais; Adenocarcinoma; Estadiamento de neoplasias; Biopsia de linfonodo sentinela.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês