SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Tratamento da síndrome do intestino irritável pós-infecciosa e da síndrome do intestino irritável não-infecciosa com mesalazinaDeterminação das cepas do Helicobacter pylori e do polimorfismo do gene da interleucina-8 em pacientes com câncer gástrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos de Gastroenterologia

versão impressa ISSN 0004-2803

Resumo

MEINE, Gilmara Coelho et al. Relação entre infecção por Helicobacter pylori linhagem cagA-positiva e risco de câncer gástrico: um estudo caso-controle em Porto Alegre, Brasil. Arq. Gastroenterol. [online]. 2011, vol.48, n.1, pp. 41-45. ISSN 0004-2803.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-28032011000100009.

CONTEXTO: O câncer gástrico é a segunda causa mais comum de mortes relacionadas à neoplasia em todo o mundo. Embora o Helicobacter pylori seja classificado como um carcinógeno classe I, a presença da infecção não é um fator que isoladamente possa conduzir ao câncer gástrico e, uma das possíveis justificativas, é a existência de diferentes linhagens de H. pylori com diferentes graus de virulência. OBJETIVO: Investigar a associação entre H. pylori cagA-positivo e câncer gástrico, utilizando a reação em cadeia de polimerase (PCR) para a detecção desta linhagem bacteriana. MÉTODOS: Vinte e nove pacientes com câncer gástrico foram pareados por sexo e por idade (± 5 anos) com 58 pacientes sem câncer gástrico, submetidos a endoscopia digestiva alta. Todos os pacientes foram avaliados quanto à presença de infecção pelo H. pylori (com teste da urease, análise histológica e PCR para os genes ureA e 16SrRNA) e pela linhagem cagA desta bactéria (com PCR para o gene cagA). RESULTADOS: Avaliando a presença de infecção por H. pylori cagA-positivo, verificou-se que a taxa da infecção era significativamente mais alta no grupo de pacientes com câncer gástrico, quando comparado com o grupo controle, ocorrendo em 62,1% e em 29,3%, respectivamente (OR = 3,95; CI 95% 1,543-10,096). CONCLUSÕES: Há associação entre H. pylori cagA-positivo e risco de câncer gástrico.

Palavras-chave : Helicobacter pylori; Infecções por helicobacter; cagA proteína; Helicobacter pylori; Neoplasias gástricas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês