SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue1Effect of HFE gene polymorphism on sustained virological response in patients with chronic hepatitis C and elevated serum ferritin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Gastroenterologia

Print version ISSN 0004-2803

Abstract

MENDOZA TORRES, Evelyn; VARELA PRIETO, Lourdes Luz; VILLARREAL CAMACHO, José Luis  and  VILLANUEVA TORREGROZA, Daniel Antonio. Diagnóstico de hipolactasia tipo adulto/persistência da lactase: a genotipagem do polimorfismo de um único nucleotídeo (SNP) C/T-13910 não é consistente com o teste de hidrogênio na população do Caribe Colombiano. Arq. Gastroenterol. [online]. 2012, vol.49, n.1, pp.5-8. ISSN 0004-2803.  https://doi.org/10.1590/S0004-28032012000100002.

CONTEXTO: A genotipagem do SNP C/T-13910 localizado corrente acima do gene da lactase é usada para determinar hipolactasia e persistência da lactase tipo adulto em indivíduos caucasianos do Norte da Europa. A aplicabilidade deste polimorfismo tem sido estudada em comparação com métodos padronizados de diagnóstico em diferentes populações. OBJETIVO: Comparar o teste de hidrogênio expirado após a ingestão de lactose com o teste genético em uma mostra da população do Caribe Colombiano. MÉTODOS: O teste de hidrogênio expirado após a ingestão de lactose  e a genotipagem do SNP C/T-13910 foram aplicados em 128 sujeitos sadios (idade media 35 ± 1). O teste de hidrogênio positivo foi indicativo de hipolactasia. A genotipagem foi feita pelo método "polymerase chain reaction/restriction fragment length polymorphism". O índice Kappa foi utilizado para estabelecer a concordância entre os dois métodos. RESULTADOS: Setenta e seis indivíduos (59%) foram mau digestores da lactose (hipolactasia) e 52 outros (41%) foram digestores da lactose (persistência da lactase). As frequências dos genotipos CC, CT e TT foram 80%, 20% e 0%, respectivamente. A genotipagem mostrou 97% da sensibilidade e 46% da especificidade. O índice kappa: 0,473 indicou moderada concordância entre os dois métodos. CONCLUSÃO: A moderada concordância indica que a genotipagem do SNP C/T-13910 nao é aplicável para determinar hipolactasia tipo adulto/persistência da lactase na população estudada.

Keywords : Intolerância à lactose; Lactase; Polimorfismo de um único nucleotídeo; Testes respiratórios; Colômbia; Região do Caribe.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License