SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue2Eosinophilic esophagitis: manometric and pHmetric findingsCase study of stomach adenocarcinoma conducted at a cancer referral hospital in northern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Gastroenterologia

Print version ISSN 0004-2803

Abstract

BARONI, Anna Flávia Ferraz Barros; FABIO, Soraia Ramos Cabette  and  DANTAS, Roberto Oliveira. Fatores de risco para disfunção da deglutição em pacientes com acidente vascular encefálico. Arq. Gastroenterol. [online]. 2012, vol.49, n.2, pp. 118-124. ISSN 0004-2803.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-28032012000200005.

CONTEXTO: Disfagia orofaríngea é consequência frequente do acidente vascular encefálico (AVE). OBJETIVOS: Avaliar clinicamente a prevalência de alterações da deglutição, analisar os fatores associados com a disfunção e relacionar a presença de dificuldade de deglutição com a mortalidade após 3 meses do acidente vascular em pacientes com AVE. MÉTODO: A deglutição foi avaliada clinicamente em 212 pacientes consecutivos com diagnóstico médico e radiológico de AVE. Após 3 meses foi verificada a ocorrência de óbito. RESULTADOS: Entre os pacientes estudados, 63% apresentaram alteração da deglutição. As variáveis gênero e localização específica da lesão não estavam associadas à presença ou não de dificuldade de deglutição. Os pacientes com dificuldade de deglutição tinham: prévios episódios de AVE, AVE no hemisfério esquerdo, alterações motoras e/ou de sensibilidade, alterações na compreensão oral, expressão oral e nível de consciência, complicações como febre e pneumonia, e índices altos na escala de Rankin e baixos na escala de Barthel. Esses pacientes apresentaram maior mortalidade. CONCLUSÕES: A deglutição deve ser avaliada em todos os pacientes com AVE, considerando que alterações na deglutição estão associadas com complicações e com aumento na mortalidade.

Keywords : Acidente vascular cerebral; Transtornos de deglutição.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English