SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue3EARLY FUNCTIONAL RESULTS OF BIOFEEDBACK AND ITS IMPACT ON QUALITY OF LIFE OF PATIENTS WITH ANAL INCONTINENCEARE THE SPIDER ANGIOMAS SKIN MARKERS OF HEPATOPULMONARY SYNDROME? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Gastroenterologia

Print version ISSN 0004-2803

Abstract

VINAGRE, Ruth Maria Dias Ferreira; VILAR-E-SILVA, Adenielson; FECURY, Amanda Alves  and  MARTINS, Luisa Caricio. Papel da infecção por Helicobacter pylori e hábitos de vida no desenvolvimento das doenças gastroduodenais em uma população da amazônia brasileira. Arq. Gastroenterol. [online]. 2013, vol.50, n.3, pp.170-174. ISSN 0004-2803.  https://doi.org/10.1590/S0004-28032013000200030.

Contexto

Apesar de o H. pylori colonizar o estômago de aproximadamente metade da população mundial, ainda se desconhece por quê esse organismo é capaz de causar doença severa em certos hospedeiros e ser inofensivo em outros. As manifestações clínicas da infecção são determinadas por vários fatores, tais como: diferentes respostas do hospedeiro ao estímulo bacteriano, fatores de virulência específicos do organismo e influências ambientais ou a combinação desses fatores.

Objetivos

Esse estudo tem como objetivo comparar a prevalência e a associação dos fatores de risco, tais como: infecção por cepas H. pylori CagA+, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, uso de tabaco e hábitos inadequados de alimentação entre pacientes com diferentes doenças gastrointestinais e a associação deles com achados histopatológicos.

Métodos

Em estudo prospectivo, foram cole-tadas amostras de 442 pacientes submetidos a um questionário padronizado com perguntas sobre hábitos de vida (uso excessivo de álcool, tabaco e, hábitos alimentares). A presença do H. pylori e do gene cagA foi detectada utilizando a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). As biópsias gástricas foram avaliadas histologicamente.

Resultados

O consumo de bebida alcoólica, uso de tabaco, dieta inadequada e infecção por cepas H. pylori CagA+ foram maiores entre pacientes com úlcera péptica e adenocarcinoma do que em pacientes com gastrite. Os pacientes infectados por cepas H. pylori CagA+ apresentaram inflamação gástrica de maior intensidade.

Conclusão

A presença de infecção por cepas H. pylori CagA+, o consumo excessivo de álcool, de tabaco e hábitos de alimentação inadequados aumentam o risco de desenvolvimento de úlcera péptica e carcinoma gástrico.

Keywords : Helicobacter pylori; Gastroenteropatias; Adenocarcinoma; Úlcera péptica; Ecossistema amazônico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )