SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue1SURGICAL OUTCOMES AND PROGNOSTIC FACTORS IN PATIENTS WITH SYNCHRONOUS COLORECTAL LIVER METASTASESEXHALED AND PLASMA NITRITE: a comparative study among healthy, cirrhotic and liver transplant patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Gastroenterologia

Print version ISSN 0004-2803

Abstract

PORT, Gabriela Zanatta; OLIVEIRA, Kalinca; SOLDERA, Jonathan  and  TOVO, Cristiane Valle. Perfil nutricional bioquímico de pacientes portadores de cirrose com carcinoma hepatocelular. Arq. Gastroenterol. [online]. 2014, vol.51, n.1, pp.10-15. ISSN 0004-2803.  https://doi.org/10.1590/S0004-28032014000100003.

Contexto

Pacientes cirróticos portadores de carcinoma hepatocelular apresentam alterações nutricionais e metabólicas, com impacto negativo no prognóstico.

Objetivos

Observar o perfil dos macro e micronutrientes em pacientes cirróticos com e sem carcinoma hepatocelular e sua relação com escore de Child-Turcot-Pugh e estadiamento através do escore do grupo Barcelona Clinic Liver Cancer.

Métodos

Estudo transversal analítico. Avaliados exames laboratoriais de 31 pacientes com carcinoma hepatocelular e 48 com pacientes cirróticos pelo vírus da hepaite C (CI-HCV).

Resultados

A avaliação metabólico-nutricional de portadores de cirrose-HCV e carcinoma hepatocelular mostrou-se alterada em relação ao perfil lipídico (colesterol total, HDL e triglicerídeos), proteico (albumina, creatinina e ácido úrico), ferro (saturação da transferrina, ferro e ferritina), hematócrito e hemoglobina, zinco e vitamina B12. O diagnóstico de carcinoma hepatocelular foi relacionado com piores resultados de colesterol HDL, hematócrito e aumento de ferro e ferritina. Houve correlação entre marcadores bioquímicos nutricionais e a classificação de Child-Turcot-Pugh e com o estadiamento Barcelona Clinic Liver Cancer.

Conclusão

Considerando a existência de alterações no metabolismo dos macro e micronutrientes nos pacientes cirróticos com e sem carcinoma hepatocelular e sua relação com o prognóstico das doenças, a avaliação bioquímica é válida para complementar o diagnóstico do estado nutricional de maneira rápida e prática.

Keywords : Cirrose hepática; Carcinoma hepatocelular; Desnutrição; Avaliação nutricional; Hepacivirus.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )