SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 suppl.1THE ROLE OF THE TRANSDIAPHRAGMATIC PRESSURE GRADIENT IN THE PATHOPHYSIOLOGY OF GASTROESOPHAGEAL REFLUX DISEASE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Gastroenterologia

Print version ISSN 0004-2803On-line version ISSN 1678-4219

Abstract

LASA, Juan Sebastian et al. Eficiência e segurança de secretagogos intestinais para constipação crônica: uma revisão sistemática e meta-análise. Arq. Gastroenterol. [online]. 2018, vol.55, suppl.1, pp.2-12.  Epub Aug 06, 2018. ISSN 0004-2803.  http://dx.doi.org/10.1590/s0004-2803.201800000-41.

CONTEXTO:

Os secretagogos intestinais têm sido testados para o tratamento da constipação crônica e síndrome do intestino irritável com constipação predominante. O efeito classe desses tipos de drogas ainda não foi estudado.

OBJETIVO:

Determinar a eficácia e a segurança de secretagogos intestinais para o tratamento da constipação crônica e síndrome do intestino irritável de constipação predominante.

MÉTODOS:

Realizada pesquisa baseada em banco de dados de trabalhos publicados entre 1966 e setembro de 2017. A estratégia de pesquisa consistia dos seguintes termos MeSH: secretagogos intestinais OU linaclotide OU lubiprostona OU plecanatide OU tenapanor OU canal de cloro E constipação crônica OU síndrome do intestino irritável. Os dados foram extraídos como análises de intenção de tratar. Um modelo de efeitos aleatórios foi usado para dar uma estimativa mais conservadora do efeito das terapias individuais, permitindo a qualquer heterogeneidade entre os estudos. Os desfechos foram descritos como risco relativo de alcançar uma melhoria no sintoma em consideração.

RESULTADOS:

A busca no banco de dados rendeu 520 citações bibliográficas: 16 ensaios foram incluídos para análise, que incluiu 7658 pacientes. Doze trabalhos avaliaram a eficácia de secretagogos intestinais para constipação crônica. Estes foram melhores do que placebo, alcançando um aumento no número de evacuações completas espontâneas por semana [RR 1,87 (1,24-2,83)], para a aquisição de três ou mais evacuações espontâneas por semana [RR 1,56 (1,31-1,85)] e na indução espontânea do movimento intestinal após a ingestão de medicação [RR 1,49 (1,07-2,06)]. Resultados semelhantes foram observados ao avaliar a eficácia de secretagogos intestinais na síndrome do intestino irritável de constipação predominante com base em resultados de seis ensaios.

CONCLUSÃO:

Os secretagogos intestinais são alternativas terapêuticas úteis e seguras para o tratamento de síndromes relacionadas à constipação.

Keywords : Constipação intestinal; Síndrome do intestino irritável; Colo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )