Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Arquivos de Gastroenterologia
Print version ISSN 0004-2803On-line version ISSN 1678-4219
Abstract
TESS, Beatriz H; MAXIMIANO-FERREIRA, Letícia; PAJECKI, Denis and WANG, Yuan-Pang. Cirurgia bariátrica e transtorno de compulsão alimentar: os cirurgiões devem se preocupar com isso? Uma revisão da literatura sobre a prevalência e os métodos de diagnóstico. Arq. Gastroenterol. [online]. 2019, vol.56, n.1, pp.55-60. Epub May 20, 2019. ISSN 1678-4219. https://doi.org/10.1590/s0004-2803.201900000-10.
CONTEXTO:
Os transtornos alimentares entre os candidatos à cirurgia bariátrica são comuns e estão associados a resultados cirúrgicos adversos, incluindo recuperação de peso e baixa qualidade de vida. No entanto, sua avaliação é difícil pela grande variedade e uso inconsistente de métodos de avaliação padronizados.
OBJETIVO:
O objetivo desta revisão foi sintetizar o conhecimento atual sobre a prevalência do transtorno de compulsão alimentar (TCA) em pacientes pré-cirúrgicos e fazer uma avaliação crítica dos instrumentos de avaliação para TCA.
MÉTODOS:
A busca foi realizada nas bases de dados PubMed, Scopus e Web of Science de janeiro de 1994 a março de 2017. Os dados foram extraídos, tabulados e resumidos usando uma abordagem narrativa.
RESULTADOS:
Um total de 21 estudos observacionais foram revisados para extração e análise de dados. A prevalência de TCA nas populações bariátricas variou de 2% a 53%. Variações consideráveis nas características dos pacientes e nas medidas de avaliação do TCA foram evidentes entre os estudos. Além disso, várias fragilidades metodológicas na maioria dos estudos foram reconhecidas. Estudos utilizaram 10 diferentes instrumentos psicométricos para avaliar a TCA. Entrevistas clínicas foram utilizadas em 12 estudos, embora seja a ferramenta preferencial para diagnosticar o TCA.
CONCLUSÃO:
A heterogeneidade dos estudos foi responsável pela variabilidade dos resultados nos diferentes centros e falhas metodológicas, como tamanho insuficiente da amostra e viés de seleção, prejudicaram a estimativa da magnitude do TCA em cenários cirúrgicos. Para fins de comparabilidade e generalização dos achados em estudos futuros, os pesquisadores devem recrutar amostras representativas de candidatos à cirurgia bariátrica e fazer a aplicação sistemática de instrumentos padronizados para a avaliação do TCA.
Keywords : Obesidade; Cirurgia bariátrica; Transtorno de compulsão alimentar; Adulto; Prevalência; Revisão.